terça-feira, 29 de julho de 2014

Isla Providencia

Isla Providencia

Providencia é uma ilha de grandes morros no meio do Caribe, há 20 minutos de San Andres de avião. Viajei de Satena, comprando as passagens pela internet (260.000 - U$130). Também é possível fazer esse passeio de Catamarã saindo do porto de San Andres, com duração de 1:45h. O avião é pequenino e só é possível carregar 10 kg de bagagem. Eles te pesam antes de embarcar. Meu voo saia de San Andres as 7:40. Cheguei ao aeroporto as 6:50 e acreditem... estava fechado. Foi chegar alguém da Satena as 7:10. No aeroporto é a maior burocracia. Revistaram minhas bagagens 2 vezes em San Andres e 1 ao chegar em Providencia. É necessário levar o boleto de turismo adquirido em Bogotá. 
Avião da Satena para Providencia 20 minutos de viagem
O voo é rapidinho e bastante seguro. O melhor de tudo é a vista lá em cima desse mar maravilhoso!!!



Como é lindo esse mar de 7 cores!


Mas o que tem pra fazer em Providencia? Essa foi minha primeira pergunta... Peguei um táxi do aeroporto e queria ir até a Ponte dos Enamorados, que separa Santa Catalina de Providencia. Meu check in na pousada era as 15h e eu havia chegado as 8:30. A taxista me sugeriu fazer um tour ao redor da ilha (35.000 - U$ 17,50), mesmo porque era um domingo e aquela hora ainda tudo estava fechado. Aceitei a sugestão dela e fiz o tour arranjado pelo irmão dela, que saiu da praia de Agua Dulce as 10:00. O tour demora 3h e visita o entorno da ilha, ponte dos Enamorados e o Cayo Cangrejo. Vale  a pena.
Cayo Cangrejo

Passeio ao redor da ilha. Não me lembro o nome desse morro rachado


Pode ser alugado uma moto ou um carrinho de golfe para conhecer a ilha. Detalhe que alugam por 24h. Como minha pousada era distante de tudo, deixei de jantar porque não quis pegar um moto-táxi. Se eu soubesse do carrinho, talvez tivesse alugado. O mergulho também é super recomendado além da tranquilidade das belíssimas praias. Outra coisa que é possível fazer é a caminhada até o ponto mais alto da cidade.

Playa de SouthWest
Entrada para o ponto mais alto da cidade, o Pico
O Pico, o ponto mais alto de Providencia


Providencia é uma ilha pobre, com seus 2.000 habitantes divididos em 8 bairros. Falam creoulo como principal língua, além do inglês e espanhol. A maioria da população é negra. Eu achei muito divertido que a maioria deles possuem trancinhas no cabelo. A ilha possui ônibus que circulam ao seu redor nos dois sentidos, mas tem como principal meio de transporte a moto. Eles não usam capacete. A principal religião é a Batista. É um povo receptivo e não exigem "propinas" - gorjetas. Apesar de o turismo ser uma boa fonte de renda, ainda é necessária muita conscientização com relação ao meio ambiente. Vi diversos pneus, lixo e até tv jogada nos córregos. Uma pena!

Escola em Providencia. Pausa para uma foto.



Festa de aniversário. Engraçado é que toca rumba!
Ponto de ônibus

 Fiquei hospedada na pousada da Enilda, comprado pelo Booking (150.000 - U$75) pra duas pessoas, com cama de casal e tv a cabo. Só tem uma torneira no chuveiro com água fria. A pousada serve café da manhã e se quiser também jantar. Tem água e gaseosa - refrigerante- para compra. Fica no meio do mato na porção Sul da ilha. Táxi até lá 18.000 (U$9).

Posada Enilda

O aeroporto em Providencia merece destaque. A pista é do lado do saguão. É tudo tão tranquilo e natural que nem parece que você vai viajar de avião.

Pista do aeroporto em Providencia



 Eu viajei sozinha para Providencia e me arrependi de ter ido, financeiramente. Todos em San Andres dizem que Providencia é mais bonita que San Andres, mas eu não achei. Pra mim a praia principal de San Andres é muito mais bonita! Providencia é um lugar para relaxar, pra curtir a natureza e esquecer dos problemas da vida. Em San Andres tem bastante comércio na rua e diversos locais para comer, diferente de onde me hospedei. Qualquer coisa que você faz em Providencia você precisa de um meio de transporte, mesmo porque a cidade é cheia de altos e baixos. Não há vida noturna e eu não achei sequer um imã de geladeira de lembrancinha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário